Processo de Coach

Segundo a IBC (Instituto Brasileiro de Coach) o Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: psicologia, sociologia, neurociências, programação neurolinguística – PNL, entre diversas outras, que usa de técnicas da administração de empresas, gestão de pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

Confesso que a alguns anos atrás não acreditava “nessa conversa”. Porém após estudar mais sobre o assunto, conversar com Coaches, passei a ver com outros olhos. De certa forma o Coach é como um professor que usa de diversas ferramentas e recursos para ensinar ao aluno (Coachee) como se conhecer a si mesmo e como alcançar algum determinado objetivo/meta. O processo de Coach é rápido (normalmente 10 sessões, que dura em média três meses).

Quando começamos essa jornada de autoconhecimento, são tantos os conhecimentos e informações que estão disponíveis que as vezes fica difícil saber por onde começar, e nesse momento um Coach pode nos ajudar e muito, indicando os caminhos, nos explicando alguns conceitos fundamentais.

Como falei já em outro artigo, eu fiz um processo com a Coach Moira Petrucci, e foi uma experiência fantástica, cheia de descobertas e aprendizado. Dentro do possível estarei postando e colocando um pouco desse aprendizado e das descobertas. =)

Fontes, Referências e Links:
IBC – Instituto Brasileiro de Coach;