bg_arquiteto_dados

Formação Arquiteto de Dados

Iniciei minha jornada para me tornar um Arquiteto de Dados, pela Data Science Academy, uma longa e árdua jornada.

Mas o que é o Arquiteto de Dados?

De forma simples, é o profissional com um grande leque de conhecimento responsável por cuidar e gerenciar os dados da empresa. No dias atuais toda empresa consome e gera dados.

Ao fazer o cadastro de um cliente para uma venda, ou ao fazer uma compra de um fornecedor, as empresas estão colhendo dados e gerando dados, e esses dados permitem que as empresa tenham informação e conhecimento sobre a sua realidade entre outros preciosos insights. Se estão tendo lucro, prejuízo, se uma campanha de marketing foi bem sucedida ou não, se podem ou não automatizar ou melhorar determinado processo.

Com esses dados, junto com os Cientistas de Dados, as empresas estão aprendendo e “prevendo” os interesses dos seus consumidores e com isso sugerindo novos produtos e serviços, estão aprendendo a medir em tempo real uma campanha de marketing, estão conseguindo, usando inteligência artificial, auxiliar profissionais médicos na detecção e diagnóstico de doenças, e uma enorme variedades de funcionalidades, e junto com o Cientista de Dados temos inúmeros profissionais trabalhando para todo esse fluxo de coleta, tratamento, modelagem, criação de modelos preditivos e entrega sejam concluídos. Temos ainda a preocupação da forma como os dados são coletas, como eles “fluem” dentro da empresa e como podemos compreender e classificar os dados. Além disso ainda temos toda uma preocupação com a proteção e privacidade dos dados, conforme a LGPD – Lei Geral de Proteção dos Dados, e ainda as boas práticas da Governança de Dados. Mas quem cuida disso tudo? Esse é o Arquiteto de Dados. =)

Nessa jornada não estarei sozinho, felizmente conheci pessoas fantásticas, criamos um grupo de estudo, a Turminha do Bem, e juntos vamos caminhar nessa jornada!

Referências / Link:
– Imagem de Fundo: SmartData Colletive